janeiro 19, 2012

Cabelo de Campeã

 Olá meninas. Estava vendo uma revista de SPORTS MAGAZINE e achei muito interessante essa matéria (que falam sobre cuidados diários com os cabelos nas praticas esportivas) e resolvi compartilha-la com vocês. 
 
Saiba como recuperar os fios com cuidados básicos que podem ser tomados antes e depois de atividades físicas.
Durante a prática esportiva, vale manter os cuidados com a vaidade, principalmente com os preciosos cabelos. Esses são os que mais sofrem com a correria, o suor e os efeitos do tempo. Antes e depois de alguma atividade, sempre é bom ter cuidados especiais para evitar o desgaste excessivo dos fios, principalmente se o cabelo esteve preso por muito tempo. E para tirar essas dúvidas a médica Luciana Muluf, de São Paulo (SP), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, respondera algumas perguntas/duvidas diárias.
“É essencial que cada um repare no próprio cabelo e perceba as alterações, para poder corrigi-lo antes que ele se danifique”
*Se eu praticar natação, meu cabelo vai ficar muito exposto ao cloro? O que fazer para recuperar os fios?
“Após a natação, lave os cabelos assim que possível. Um bom shampoo e um condicionador ajudam bastante na recuperação dos fios. Uma dica para proteger e minimizar o dano é aplicar um produto com silicone nos fios antes de colocar a touca de natação, para diminuir o contato com o cloro da água.”
*Prender o cabelo ou não?
“Prender muito os cabelos e por longo tempo costuma enfraquecê-los e torná-los quebradiços, devido a tração que lhes é imposta. Se possível, deixar o ‘rabo de cavalo’ mais frouxo, para não quebrar muito os cabelos.”
 
Malho todo dia, então não posso ficar sem lavar o cabelo. Como faço?
“Lavar os cabelos todos os dias com água morna é o recomendado, pois o suor e a oleosidade sujam e entopem os poros folículos capilares, enfraquecendo a raiz dos cabelos.”
 *Faço esportes na praia , então não há como fugir dos estragos do Sol e da areia. O que fazer para preservar o cabelo?
“O; cabelo fica mais sujeito ao ressecamento e à desidratação, perdendo o brilho e a elasticidade do fio. Produtos que hidratam o cabelo, tipo ‘leave in’, e contêm FPS para os fios são ideais para a situação. Fazer máscaras hidratantes após a exposição solar periodicamente  reidrata  com mais rapidez e eficácia os fios. O uso de touca térmica também é de grande valia”.


*;Devo usar bandanas, bonés, viseiras, faixas e outros acessórios na cabeça durante a atividade física?
“Não só se deve usar como, às vezes, é recomendável, principalmente se o esporte for praticado sob o Sol.”
 
 *Antes de fazer exercícios físicos, existe algum cuidado indicado para o cabelo?
“Algumas recomendações diárias valem a pena, independentemente do esporte praticado: procurar não prender os cabelos com muita tração para não quebrá-los; mantê-los hidratados diariamente, para que suportem melhor as adversidades dos exercícios físicos (seja sob o Sol, sob água, em contato com a areia ou mesmo somente dentro de uma academia); e, para manter o brilho e a elasticidade dos fios, procurar hidratá-los com profundidade periodicamente e usar produtos capilares que contêm proteção solar, no caso de esportes ao ar livre.”
 
*Meu cabelo tem tintura. Preciso ter algum cuidado especial?
“Cabelos com tinturas estão mais sujeitos a danos solares, ressecamento e desbotamento da cor aplicada. É necessário mais cuidados com a hidratação, além de produtos que não agridam a coloração da tintura. Os cuidados básicos diários com os cabelos são essenciais independentemente do tipo.”
 
       E lembre-se sempre de beber muita água!                                

 

2 comentários:

  1. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui.
    Desejamos um ótimo domingo.
    Beijos da Glorinha
    http://sbrincos.blogspot.com
    Para melhor posicionar o seu blog,clicamos no Google +1

    ResponderExcluir